Transtorno Alimentar (TA)

O que é transtorno alimentar? Leia aqui alguns sintomas, causas e tratamentos.

Transtorno Alimentar (TA)

Disfunção alimentar, ou transtorno alimentar (TA), é um termo amplo usado para designar qualquer padrão de comportamentos alimentares que causam severos prejuízos à saúde de um indivíduo. São considerados como patologias e descritos detalhadamente pelo CID 10, DSM IV e pela OMS. Geralmente apresentam as suas primeiras manifestações na infância e na adolescência. O diagnóstico precoce e uma abordagem terapêutica adequada dos transtornos alimentares são fundamentais para o manejo clínico e o prognóstico destas condições.
Aproximadamente 90% dos casos são de mulheres jovens, porém recentemente está havendo um aumento no número de transtornos em homens e em adultos de ambos os sexos. Esses transtornos atingem entre 1 e 4% da população e seguem aumentando de frequência significativamente nos últimos anos.


Classificações
Existe um número diversificado de transtornos alimentares dependendo da fonte. Os mais conhecidos são a anorexia e a bulimia, porém existem vários outros segundo as pesquisas:
- Anorexia
- Alotriofagia - Bulimia
- Hipergafia
- Ortorexia
- Síndrome de Prader-Willi
- Transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP)
- Transtorno obsessivo compulsivo por alimentos
- Transtorno de ruminação
- Vigorexia

Devido às idiossincrasias da adolescência, mostram as estatísticas que essas disfunções alimentares são mais freqüentes nessa faixa etária, quase sempre associadas a algum quadro de disfunção emocional, na dinâmica da família, da escola, do trabalho e outras áreas importantes da vida social. Contudo, outras faixas etárias também mostram incidência dessa disfunção alimentar, inclusive bebês.

Causas Porcentagem da população obesa no mundo. Segundo o IBGE em 2009 a obesidade no Brasil é de 12% entre homens e 17% entre mulheres.

Assim como todos outros transtornos, envolve múltiplos fatores. Dentre os fatores responsáveis, destacam-se:

Histórico de transtorno alimentar na família
- Histórico de transtornos de humor na família (como depressão ou transtorno bipolar)
- Famílias autoritárias (anorexia) ou negligentes (bulimia)
- Contexto sociocultural caracterizado pela extrema valorização do corpo magro
- Disfunções no metabolismo da serotonina e noradrenalina
- Experiência sexual traumática
- Certos traços de personalidade (Baixa autoestima, Introversão, Perfeccionismo (Anorexia), Impulsividade (Bulimia), Instabilidade afetiva, evitativo, ansioso (TCAP)...)
- Fazer alguma dieta

As psicoterapias mais recomendadas são a Terapia analítico-comportamental e Terapia cognitivocomportamental (39% de desaparecimento de sintomas a curto prazo). Todos tratamentos juntos levam ao desaparecimento de sintomas em 49% dos casos.




image

Marque uma consulta

Horário de Atendimento
Quartas e Quintas 13h as 17h - Sexta: 8H as 13H

Clique para marcar uma consulta